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Metamodelo Integral de Gestão - Capítulo 5

15/7/2014

 
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4. Perspectivas da Organização

Toda organização é composta por três perspectivas que coexistem e emergem simultaneamente: indivíduos, relações estabelecidas entre os indivíduos e a organização dos processos e procedimentos de gestão.

4.1. Indivíduo

Os indivíduos energizam um papel dentro da organização com o seu corpo físico, emocional, sutil e causal; no exercício de suas funções, resolvendo as tensões geradas durante o processo de evolução da organização para maiores níveis de complexidade. O vínculo de um determinado indivíduo com a organização se dá por um contrato psicológico.

4.1.1. Significado

A conexão do indivíduo com uma determinada organização ocorre em função do significado atribuído por ele ao seu papel e aos valores da organização, e que passa por uma compreensão do seu propósito de vida.

4.1.2. Modelo Mental

O resultado do aprendizado que o indivíduo realiza ao sintetizar, contextualizar e dinamizar o significado via as suas crenças mais profundas.

4.1.3. Motivação intrínseca

Com o significado filtrado através do modelo mental, o indivíduo ativa a sua motivação intrínseca para o papel exercido. É a qualidade do engajamento do indivíduo com a sua função.

4.2. Relações

A dimensão interpessoal, provavelmente a mais desconsiderada das três dimensões, refere-se a capacidade dos indivíduos interagirem orientando-se para um propósito ou tarefa compartilhada; regulando as relações de poder e construindo vínculo afetivo.

4.2.1. Propósito Compartilhado

O propósito compartilhado permite a sinergia gerada pelas relações entre os indivíduos de forma direcionada a um propósito ou tarefa comum.

4.2.2. Relações de Poder

Disposições políticas que regulam os processos decisórios da organização, variando em grau de flexibilidade, confiabilidade e capacidade de divergência. Se mal gerenciadas podem corroer as relações devido a uma hierarquia patológica de dominância, proveniente de problemas de indivíduos e grupos ao se relacionar com o papel de autoridade.

4.2.3. Vínculo Afetivo

Grau de confiança, respeito e valorização mútua que aprimoram o aprendizado e estimulam a intimidade. Impactam na evolução para níveis de maior complexidade e interdependência.

4.3. Organização

O conjunto de procedimentos determinados que visem atingir a um propósito, a partir de uma visão, transformada em estratégias e em ações controladas. Esta dimensão é a mais estudada e valorizada atualmente na administração.

4.3.1. Visão

O conjunto de intenções e aspirações para o futuro, formulada de maneira abrangente e baseada na Identidade da organização.

4.3.2. Estratégia

O conjunto de escolhas articuladas pelo processo decisório (governança), para transformar a visão da organização em resultados reais.

4.3.3. Execução

O conjunto de diretrizes e de tarefas estipuladas pela governança para cumprir as estratégias e tornar a visão real.

5. Resultado

A mensuração dos resultados da organização em relação ao tempo, indicando a saúde da organização na perspectiva do Indivíduo (Performance), das Relações (Inteligência Coletiva) e da Organização (Resultados Econômicos, Sociais e Ambientais - ‘Triple Bottom Line’) e serve de principal subsídio no processo de aprendizado organizacional.

5.1. Performance

Gerada pela motivação intrínseca baseada no modelo mental e no significado atribuído pelo indivíduo. Pode ser medida pela qualidade de desempenho em face aos compromissos assumidos.

5.2. Inteligência Coletiva

Um campo potencial de conhecimento e transformação oriundo das relações constituídas, aqui emerge a inteligência do grupo, onde o todo é maior que a soma das partes, desde que haja um alinhamento positivo das dimensões (individuo, relações e organização) e os níveis em cada uma delas.

5.3. Resultados Organizacionais

Os resultados econômicos, sociais e ambientais gerados na dimensão da organização (‘Triple Bottom Line’ –TBL).

6. Cultura

A cultura é sedimentada nas perspectivas do indivíduo (como Comportamento), das Relações (como Símbolo, Sinais e Ritos) e da Organização (como Sistemas).

6.1. Comportamento

A sistematização da dinâmica do indivíduo na organização, gerando performance e que se consolida na forma de comportamentos. Este conjunto de comportamentos, que se bem sucedidos expressam os valores da organização, geram a cultura que passa a nortear as decisões, via a intersubjetividade.

6.2. Símbolos, Sinais e Ritos

Os valores se expressam nas relações, via ritos e símbolos. Na maneira que se veste, em outros aspectos, como vagas de estacionamento para diretores, elevador privativo. A cultura irá refletir o que o sistema entrega, e não o que é dito como valor. Ou seja, nos símbolos e ritos é que emerge a incongruência ou a congruência entre o que é dito e o que é feito.

6.3. Sistemas

A sistematização dos procedimentos organizacionais na cultura organizacional, refletindo os valores.

Estamos quase chegando lá, falta apenas um capítulo, onde falaremos sobre a Abordagem Integral no Metamodelo de Gestão, não perca.



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