3. Identidade Organizacional
A forma como uma organização lida com ambientes de crescente complexidade no mundo atual está associada à sua essência, traduzida na sua Visão, Propósito, Missão e Valores. Estes pilares compõem a identidade organizacional que a faz ser única e insubstituível.
3.1. Visão
O conjunto de intenções e aspirações para o futuro, formulada de maneira abrangente e baseada na Identidade da organização.
3.2. Propósito
O Propósito responde ao por que, qual a razão da sua existência ou finalidade que uma determinada organização desempenha na sociedade.
3.3. Missão
A missão é uma declaração de responsabilidade e deve responder o que a instituição se propõe a fazer e para quem.
3.4. Valores
O conjunto de crenças que unificam uma perspectiva, ou filtro pelo qual a organização e seus entes interpretam a complexidade do ambiente, metaboliza e transforma em ação de gestão. Sob a ótica integral, é fundamental que as organizações assumam valores a partir de um nível de consciência elevado.
3.5. Cultura
A sedimentação ao longo do tempo de comportamentos individuais, ritos e símbolos coletivos, e sistemas organizacionais que refletem o grau de congruência aos valores da organização e afetam a Identidade Corporativa.
3.6. Marca
A representação simbólica (nome e representação gráfica) de uma determinada organização. Ela deve comunicar aos diversos públicos a Identidade da organização, transmitindo os seus valores e sua cultura.
3.7. Imagem Corporativa
O conjunto de representações mentais e subjetivas que um determinado indivíduo ou grupo interpretam a Marca (não necessariamente condizente com a Identidade), gerando uma resposta emocional.
No próximo capítulo iremos falar sobre Perspectivas da Organização, na visão do Metamodelo Integral de Gestão, não perca.
A forma como uma organização lida com ambientes de crescente complexidade no mundo atual está associada à sua essência, traduzida na sua Visão, Propósito, Missão e Valores. Estes pilares compõem a identidade organizacional que a faz ser única e insubstituível.
3.1. Visão
O conjunto de intenções e aspirações para o futuro, formulada de maneira abrangente e baseada na Identidade da organização.
3.2. Propósito
O Propósito responde ao por que, qual a razão da sua existência ou finalidade que uma determinada organização desempenha na sociedade.
3.3. Missão
A missão é uma declaração de responsabilidade e deve responder o que a instituição se propõe a fazer e para quem.
3.4. Valores
O conjunto de crenças que unificam uma perspectiva, ou filtro pelo qual a organização e seus entes interpretam a complexidade do ambiente, metaboliza e transforma em ação de gestão. Sob a ótica integral, é fundamental que as organizações assumam valores a partir de um nível de consciência elevado.
3.5. Cultura
A sedimentação ao longo do tempo de comportamentos individuais, ritos e símbolos coletivos, e sistemas organizacionais que refletem o grau de congruência aos valores da organização e afetam a Identidade Corporativa.
3.6. Marca
A representação simbólica (nome e representação gráfica) de uma determinada organização. Ela deve comunicar aos diversos públicos a Identidade da organização, transmitindo os seus valores e sua cultura.
3.7. Imagem Corporativa
O conjunto de representações mentais e subjetivas que um determinado indivíduo ou grupo interpretam a Marca (não necessariamente condizente com a Identidade), gerando uma resposta emocional.
No próximo capítulo iremos falar sobre Perspectivas da Organização, na visão do Metamodelo Integral de Gestão, não perca.