Sistema de Inovação em Modelagem de Negócios – Business Model Canvas
O Business Model é uma metodologia revolucionária para implementação da inovação como principal diferencial competitivo nos negócios, por meio da lógica do design. A sua aplicação é prática, flexível e ágil, necessária para organizações que queiram se adaptar a um ambiente onde as mudanças ocorrem diariamente, num horizonte de semanas. O que faz sentido hoje poderá estar obsoleto amanhã, e a palavra que traduz este fenômeno é OBSOLESCÊNCIA.
Segundo Alexander Osterwalder, “Um modelo de negócios descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor”. A partir desta premissa, desenvolvemos um programa integrado que utiliza a ferramenta CANVAS na análise SWOT, Construção de Cenários, aplicação da Estratégia do Oceano Azul sob a ótica do Modelo de Negócios, e escaneamento ambiental para análise de tendências. Estas análises são realizadas por meio do mapeamento dos 9 blocos que compõem o ambiente de negócio:
O Business Model é uma metodologia revolucionária para implementação da inovação como principal diferencial competitivo nos negócios, por meio da lógica do design. A sua aplicação é prática, flexível e ágil, necessária para organizações que queiram se adaptar a um ambiente onde as mudanças ocorrem diariamente, num horizonte de semanas. O que faz sentido hoje poderá estar obsoleto amanhã, e a palavra que traduz este fenômeno é OBSOLESCÊNCIA.
Segundo Alexander Osterwalder, “Um modelo de negócios descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor”. A partir desta premissa, desenvolvemos um programa integrado que utiliza a ferramenta CANVAS na análise SWOT, Construção de Cenários, aplicação da Estratégia do Oceano Azul sob a ótica do Modelo de Negócios, e escaneamento ambiental para análise de tendências. Estas análises são realizadas por meio do mapeamento dos 9 blocos que compõem o ambiente de negócio:
|
|
|
Este trabalho é consolidado com a construção de protótipos. A prototipagem é uma ferramenta útil para o desenvolvimento de Modelos de Negócios inovadores. A interação com os protótipos produz ideias muito mais rapidamente que a discussão, e de uma forma divertida e lúdica. Protótipos têm diferentes escalas: uma ideia bruta no guardanapo, um quadro rabiscado com todas as possibilidades, uma maquete construída com cartolina, fita crepe e diversos materiais, um teste de campo, etc.
A prototipagem possibilita também a obtenção de ganhos secundários ao promover relacionamentos, integração, envolvimento, troca de conhecimentos e sociabilização entre os membros da organização.
A prototipagem possibilita também a obtenção de ganhos secundários ao promover relacionamentos, integração, envolvimento, troca de conhecimentos e sociabilização entre os membros da organização.
Fonte: Livro Business Model Generation
Outros Serviços em Modelos de Gestão: