• Quem Somos
  • Modelo
  • Serviços
  • Clientes
  • Cursos
  • Blog
  • Contato

Curso

Design da Proposta de Valor - Inovação, Propósito e Sustentabilidade em Modelos de Negócios

ESCOPO DO PROGRAMA  

Com uma abordagem simples, ágil e prática, este curso irá apresentar o método “Design da Proposta de Valor” lançado recentemente por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur (criadores do Business Model Canvas), integrado com a metodologia de Richard Barrett, “Os Quatro Por quês”. Irá desvendar os segredos de como uma organização constrói propostas de valor inovadoras libertando a sua alma criativa e engajando os seus colaboradores. Criar conexão com uma Visão de Futuro inspiradora aliada a um Propósito transcendente, potencializando os modelos tradicionais de negócios.

OBJETIVOS 

Capacitar os participantes a identificarem o seu propósito de vida, aliado ao propósito do Modelo de Negócio em que estão envolvidos, e pensar de forma criativa, prática e conectada com este novo mundo de transformações ultrarrápidas. Desenvolver habilidades para desafiar o status quo dos negócios, identificando oportunidades por meio de uma abordagem baseada na experimentação, apoiada em dinâmicas práticas que os participantes poderão replicar no seu dia-a-dia. 

A QUEM SE DESTINA: 

Estudantes, ex-alunos de MBAs, empresários, empreendedores e intra-empreendedores que visam a identificar e implantar a inovação nas organizações e ampliar a vantagem competitiva em seus negócios.  Profissionais de empresas envolvidos em projetos de inovação e que desejam entender na prática como ideias inovadoras podem ser produzidas com a lógica do design. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

Módulo I – 4 horas 

ü  Introdução do conceito de Coopetição X Competição
ü  Compreensão sobre o fato de que as mesmas forças que estão expandindo o Universo expandem os negócios
ü  Olhando para o mundo da gestão sob as perspectivas da arte e da ciência
ü  O que é a complexidade, e como lidar com ela
ü  De onde vem a ideia de que a construção de um futuro desejável é possível
ü  A utilização dos óculos 4D para enxergar o futuro
ü  Como construir uma visão de futuro inspiradora, na prática

Módulo II – 4 horas

ü  Introdução ao conceito de Propósito e qual a sua relação com o significado maior de uma organização
ü  Entendendo o Propósito dentro do contexto da Visão
ü  Conectando o Propósito com a Visão, na prática
ü  Como ampliar a Visão para criar um propósito transcendente, na prática

Módulo III – 4 horas

ü  Inovação e a importância de gerar muitas ideias para oferecer escolha de oferta
ü  Entendendo o conceito de Design Thinking
ü  O entendimento do cliente e suas necessidades
ü  O Design da Proposta de Valor x Segmento de Clientes e o serviço a ser realizado
ü  Modelo de Negócio – como implantar e testar ideias em vista a um negócio rentável e escalável
ü  Entendendo os padrões de modelos de negócios
 
Módulo IV – 4 horas

ü  Desenvolvendo o Modelo de Negócios a partir da Visão de Futuro criada, na prática
ü  Passo-a-passo para criar o Design da Proposta de Valor integrado ao Propósito, no Canvas
ü  A importância da Prototipagem
ü  Desenvolvendo um protótipo na prática

CARGA HORÁRIA:  16 horas/aula.

Veja também:
  • Conhecendo o Business Model Canvas 
  • Modelo de Negócios Integral: Aliando Vocação + Propósito = Resultados
  • Capital Humano - Engajamento da Geração Millennials
  • Conectando o Propósito com a Visão de Futuro
 Imagem