Curso
Design da Proposta de Valor - Inovação, Propósito e Sustentabilidade em Modelos de Negócios
ESCOPO DO
PROGRAMA
Com uma abordagem simples, ágil e prática, este curso irá apresentar o método “Design da Proposta de Valor” lançado recentemente por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur (criadores do Business Model Canvas), integrado com a metodologia de Richard Barrett, “Os Quatro Por quês”. Irá desvendar os segredos de como uma organização constrói propostas de valor inovadoras libertando a sua alma criativa e engajando os seus colaboradores. Criar conexão com uma Visão de Futuro inspiradora aliada a um Propósito transcendente, potencializando os modelos tradicionais de negócios.
OBJETIVOS
Capacitar os participantes a identificarem o seu propósito de vida, aliado ao propósito do Modelo de Negócio em que estão envolvidos, e pensar de forma criativa, prática e conectada com este novo mundo de transformações ultrarrápidas. Desenvolver habilidades para desafiar o status quo dos negócios, identificando oportunidades por meio de uma abordagem baseada na experimentação, apoiada em dinâmicas práticas que os participantes poderão replicar no seu dia-a-dia.
A QUEM SE DESTINA:
Estudantes, ex-alunos de MBAs, empresários, empreendedores e intra-empreendedores que visam a identificar e implantar a inovação nas organizações e ampliar a vantagem competitiva em seus negócios. Profissionais de empresas envolvidos em projetos de inovação e que desejam entender na prática como ideias inovadoras podem ser produzidas com a lógica do design.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo I – 4 horas
ü Introdução do conceito de Coopetição X Competição
ü Compreensão sobre o fato de que as mesmas forças que estão expandindo o Universo expandem os negócios
ü Olhando para o mundo da gestão sob as perspectivas da arte e da ciência
ü O que é a complexidade, e como lidar com ela
ü De onde vem a ideia de que a construção de um futuro desejável é possível
ü A utilização dos óculos 4D para enxergar o futuro
ü Como construir uma visão de futuro inspiradora, na prática
Módulo II – 4 horas
ü Introdução ao conceito de Propósito e qual a sua relação com o significado maior de uma organização
ü Entendendo o Propósito dentro do contexto da Visão
ü Conectando o Propósito com a Visão, na prática
ü Como ampliar a Visão para criar um propósito transcendente, na prática
Módulo III – 4 horas
ü Inovação e a importância de gerar muitas ideias para oferecer escolha de oferta
ü Entendendo o conceito de Design Thinking
ü O entendimento do cliente e suas necessidades
ü O Design da Proposta de Valor x Segmento de Clientes e o serviço a ser realizado
ü Modelo de Negócio – como implantar e testar ideias em vista a um negócio rentável e escalável
ü Entendendo os padrões de modelos de negócios
Módulo IV – 4 horas
ü Desenvolvendo o Modelo de Negócios a partir da Visão de Futuro criada, na prática
ü Passo-a-passo para criar o Design da Proposta de Valor integrado ao Propósito, no Canvas
ü A importância da Prototipagem
ü Desenvolvendo um protótipo na prática
CARGA HORÁRIA: 16 horas/aula.
Com uma abordagem simples, ágil e prática, este curso irá apresentar o método “Design da Proposta de Valor” lançado recentemente por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur (criadores do Business Model Canvas), integrado com a metodologia de Richard Barrett, “Os Quatro Por quês”. Irá desvendar os segredos de como uma organização constrói propostas de valor inovadoras libertando a sua alma criativa e engajando os seus colaboradores. Criar conexão com uma Visão de Futuro inspiradora aliada a um Propósito transcendente, potencializando os modelos tradicionais de negócios.
OBJETIVOS
Capacitar os participantes a identificarem o seu propósito de vida, aliado ao propósito do Modelo de Negócio em que estão envolvidos, e pensar de forma criativa, prática e conectada com este novo mundo de transformações ultrarrápidas. Desenvolver habilidades para desafiar o status quo dos negócios, identificando oportunidades por meio de uma abordagem baseada na experimentação, apoiada em dinâmicas práticas que os participantes poderão replicar no seu dia-a-dia.
A QUEM SE DESTINA:
Estudantes, ex-alunos de MBAs, empresários, empreendedores e intra-empreendedores que visam a identificar e implantar a inovação nas organizações e ampliar a vantagem competitiva em seus negócios. Profissionais de empresas envolvidos em projetos de inovação e que desejam entender na prática como ideias inovadoras podem ser produzidas com a lógica do design.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo I – 4 horas
ü Introdução do conceito de Coopetição X Competição
ü Compreensão sobre o fato de que as mesmas forças que estão expandindo o Universo expandem os negócios
ü Olhando para o mundo da gestão sob as perspectivas da arte e da ciência
ü O que é a complexidade, e como lidar com ela
ü De onde vem a ideia de que a construção de um futuro desejável é possível
ü A utilização dos óculos 4D para enxergar o futuro
ü Como construir uma visão de futuro inspiradora, na prática
Módulo II – 4 horas
ü Introdução ao conceito de Propósito e qual a sua relação com o significado maior de uma organização
ü Entendendo o Propósito dentro do contexto da Visão
ü Conectando o Propósito com a Visão, na prática
ü Como ampliar a Visão para criar um propósito transcendente, na prática
Módulo III – 4 horas
ü Inovação e a importância de gerar muitas ideias para oferecer escolha de oferta
ü Entendendo o conceito de Design Thinking
ü O entendimento do cliente e suas necessidades
ü O Design da Proposta de Valor x Segmento de Clientes e o serviço a ser realizado
ü Modelo de Negócio – como implantar e testar ideias em vista a um negócio rentável e escalável
ü Entendendo os padrões de modelos de negócios
Módulo IV – 4 horas
ü Desenvolvendo o Modelo de Negócios a partir da Visão de Futuro criada, na prática
ü Passo-a-passo para criar o Design da Proposta de Valor integrado ao Propósito, no Canvas
ü A importância da Prototipagem
ü Desenvolvendo um protótipo na prática
CARGA HORÁRIA: 16 horas/aula.